29 de jan. de 2013

Evite os erros mais comuns em um ponto de venda


Em um ponto de venda é essencial criar estímulos aos potenciais clientes. Saiba como evitar alguns dos erros mais comuns.

1. Descuidar da vitrine
A vitrine deve ser clara, para que se perceba o que é vendido: promoção, novidade, exclusivo, entre outras.

2. Iluminação deficiente
Nada de ambiente de autêntica penumbra e tampouco que dê a sensação de levar um flash nos olhos, devido a intensidade da luz. 

3. Não cuidar da temperatura
A temperatura deve estar adequada ao clima para reter o cliente o maior tempo possível.

4. Cores desajustadas
Não chocar, nem ser agressivo ao escolher as cores base do ponto de venda. Tampouco se devem usar cores que distraem a atenção do cliente ou demasiado deslavadas.

5. Não utilizar de simpatia
Se o cliente entrou no ponto de venda, certamente, deseja alguma coisa, nem que seja uma informação, por isso, evite perguntas óbvias.

6. Layout inadequado
Ao entrar no ponto de venda, o cliente tem que perceber, automaticamente e com facilidade, onde é o atendimento e onde estão expostos os artigos.

7. Dar informações erradas
Dar informações diferentes daquelas que estão indicadas na vitrine, etiqueta ou folheto técnico pode fazer o negócio perder credibilidade.

8. Não renovar regularmente a imagem geral
Remodele para atrair novos clientes e fazer com que os antigos se interessem pelas novidades.

9. Não cuidar dos estoques
Desove os estoques com descontos ou saldos.

10. Descuidar da formação do pessoal
A formação do pessoal é uma necessidade óbvia, em termos de qualidade de atendimento, capacidade de informação e técnicas de vendas.


Autor: José Carmo Vieira de Oliveira
Fonte: Rede de Atendimento ao Empreendedor Sebrae

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